Logo Direção Concursos
Pesquisa

DPE SE: edital próximo. Regulamento para o concurso foi divulgado

DPE SE: edital próximo. Regulamento para o concurso foi divulgado


O Diário Oficial do Estado de Sergipe divulgou, recentemente, o regulamento de concurso para defensor público. O passo é um dos últimos antes da divulgação do edital que vai reger o certame.

O documento trouxe algumas informações valiosas para o candidatos. A Direção Concursos elaborou essa matéria com todos os detalhes para você. Abaixo você confere, também, como foi o último certame para o órgão.

DPE SE: o que diz o regulamento

A primeira fase será composta por uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Fazem parte do conteúdo exigido as seguintes disciplinas: direito civil, direito processual civil, direito penal, direito processual penal, execução penal, direito constitucional, direito administrativo, direito da criança e do adolescente, direito do idoso, direito do consumidor, direitos humanos, direitos difusos e coletivos e princípios institucionais e legislação da defensoria pública.

Após essa fase, os candidatos terão que fazer prova discursiva dividida em duas partes.

1) peça processual sobre a matéria cível abrangendo as áreas de direito civil, direito processual civil e/ou direito administrativo;

2) questões sobre direito civil, direito processual civil e/ou direito administrativo e/ou direitos humanos e/ou direito do consumidor e/ou direitos difusos e coletivos e/ou direito da criança e do adolescente e/ou princípios institucionais e legislação da defensoria pública.

A terceira prova também será discursiva de caráter específico. Dividida em duas partes, será composta por:

1) peça processual sobre matéria penal abrangendo direito penal, direito processual penal, execução penal e/ou direito constitucional.

2) questões sobre direito penal, direito processual penal e/ou direito constitucional e/ou estatuto da criança e adolescente.

A quarta prova será oral, de caráter eliminatório e classificatório, abrangendo as seguintes áreas: civil, processo civil, penal, processo penal, constitucional, administrativo e legislação da Defensoria Pública.

A prova de tribuna é a quinta fase. Os candidatos terão que sustentar oralmente tema constante no edital, referente às disciplinas de direito penal, direito processual penal, direito civil e direito processual civil.

Por último, os participantes serão submetidos a uma avaliação de títulos.

Como foi a última prova para defensor público em Sergipe

O último concurso para o cargo de Defensor Público de Sergipe ocorreu em 2012. A seleção ofertou 10 vagas mais formação de cadastro de reserva, com remuneração de R$ 10.271. O Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe) foi a banca organizadora do certame.

Era necessário ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior (bacharelado) em direito, fornecido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e dois anos de prática forense.

O concurso foi bastante concorrido.  Registrou 2.747 inscritos, o que contabiliza mais de 270 candidatos por vaga.

Além da disputa acirrada por uma das vagas, os candidatos tiveram que passar por um processo de avaliação extenso. Confira aqui os tipos de prova e as disciplinas exigidas pela banca organizadora.

Você se interessou e acha que se encaixa no perfil de defensor público? Se a resposta for positiva, a Direção Concursos tem uma série de preparatórios que vão ajudar você em busca dessa conquista. Clique aqui e confira os nossos cursos.


Resumo concurso DPE SE 2019

  • Banca organizadora: ainda não definida;
  • Cargo: Defensor Público Substituto;
  • Escolaridade: ensino superior (graduação em direito);
  • Número de vagas: ainda não definido;
  • Remuneração: ainda não definido;
  • Confira o último edital DPE SE aqui.

Para receber todas as notícias sobre concursos públicos, salve o nosso número e envie uma mensagem com sua(s) área(s) preferida(s) de estudo.


Victor Gammaro

Victor Gammaro

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.