Logo Direção Concursos
Pesquisa

MPC Amazonas pede suspensão do concurso TJ AM; TCE quer ouvir outro lado

MPC Amazonas pede suspensão do concurso TJ AM; TCE quer ouvir outro lado

O concurso TJ AM (Tribunal de Justiça do Amazonas) pode ser suspenso. O Ministério Público de Contas do estado acatou uma representação da ouvidoria e pede que o certame seja interrompido.

Porém, o Tribunal de Contas do Estado deu o prazo de cinco dias úteis para o TJ AM e o Cespe/Cebraspe se posicionarem sobre os tópicos apresentados para a suspensão.

A decisão parcial estava no diário oficial do órgão, em 23 de agosto. Veja:

Entenda o pedido

De acordo com a procuradora Elizângela Lima Costa Marinho, o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Yedo Simões, precisa esclarecer pontos importantes do edital:

  • Esclarecer informações sobre vagas ofertadas em confronto com as vagas existentes ma data da publicação do edital. Ou seja, o desembargador precisa apresentar um quadro com as vagas disponíveis, ocupadas e excedentes;
  • Indicar o diploma legal em que consta a descrição sumária das atividades, conforme descritas no edital, já que não foram identificadas nas Leis nº 3.226/2008 e 3.691/2011;
  • Necessidade de alteração no cronograma de edital, com a renovação do prazo, após as alterações nos conteúdos programáticos;
  • Necessidade de inclusão no edital de previsão do percentual mínimo de vagas para pessoas portadores de síndrome de down.

Pelos motivos dispostos acima, a procuradora pede a suspensão do edital do concurso TJ AM.

Sindicato também já pediu suspensão

O Sindicato dos Trabalhadores da Justiça do Estado do Amazonas (Sintjam) também já entrou com um pedido para suspender o edital.

De acordo com a nota emitida pelo Sintjam, o número de vagas “não condiz com a estrutura atual do TJAM, nem com as necessidades da justiça do Amazonas”.

O documento também exibe falhas, como as apontadas pelo professor Arthur Lima, do Direção Concursos.

Até o fechamento desta matéria, o TJ AM não havia respondido aos questionamentos do Direção Concursos.

Victor Gammaro

Victor Gammaro

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.