Logo Direção Concursos
Pesquisa

Servidores do Poder Judiciário poderão trabalhar do exterior

Servidores do Poder Judiciário poderão trabalhar do exterior

Já pensou em ser servidor público do Brasil e morar em Londres, por exemplo? Parece algo fantasioso, mas é possível. Em 22 de outubro, o Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou uma medida interessante para funcionários do Judiciário. Servidores deste poder estão permitidos a realizar o teletrabalho fora do país.

O texto era da Resolução CNJ nº 22/2016. Entre outros pontos, a nova regra permite também o serviço à distância em local diverso da sede de jurisdição do tribunal.

O teletrabalho não é novidade, como o concurseiro já sabe. A prática desta modalidade está na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) desde 2011. A resolução foi alterada após a observância do serviço em órgãos que adotaram o modelo, como tribunais de Justiça dos estados e TREs.

Como será o teletrabalho internacional?

De acordo com o CNJ, a medida reduzirá a saída de servidores qualificados por falta de flexibilização quanto ao local de exercício da função. O servidor que adotar o regime internacional deixará de receber vantagens relacionadas ao auxílio transporte e ao banco de horas.

A quantidade de servidores em teletrabalho está relacionada à eficácia da unidade pública. Ela também está limitada a 50% da lotação do órgão público.

Segundo o relator, conselheiro Valtércio de Oliveira, Casas que adotam o teletrabalho relatam experiências muito positivas, como economia na manutenção de equipamentos de informática, além de aumento na produtividade.

Concursos Tribunais de Justiça

O ano de 2019 reservou muitas chances para os interessados na área de Tribunais de Justiça. No ano que vem, espera-se um novo edital para o TJ RS, com mais de 100 vagas.

O concurso TJ RJ também já foi confirmado para 2020. O desembargador prometeu 100 vagas para preenchimento imediato. Os cargos previstos são para Técnico de Atividade Judiciária (sem especialidade) e Analista Judiciário (com e sem especialidade).

Para verificar mais oportunidades em 2020, ano que promete muitas vagas, basta acessar este link.

Para conferir nossos cursos da área de Tribunais, clique aqui.

Victor Gammaro

Victor Gammaro

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.