José Maria • 21/08/2021
21/08/2021Prezados Alunos,
Eis meus comentários da prova de Língua Portuguesa da PC DF para o cargo de Escrivão.
Esperemos a publicação do gabarito oficial pela organizadora e, havendo qualquer divergência pertinente, proporemos os recursos cabíveis.
Grande abraço e sucesso!
José Maria
Professor José Maria
– Instagram: @professorjosemaria
– Telegram: t.me/professorjosemaria
– Youtube: /professorjosemaria
QUESTÃO 01
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Não há interlocução com os sujeitos dos verbos “dizem” (alguns observadores) e “afirma” (Frank Zimring), pois o autor não se dirige a eles, e sim os toma como referência para validação dos seus argumentos.
É ao interlocutor (receptor) que o locutor (emissor) se dirige.
QUESTÃO 02
Gabarito Extraoficial: CERTO
A forma “iam ocorrer” foi empregada no lugar de “iriam ocorrer” e ambas fazem menção a uma possível ação futura no passado. A forma “iriam ocorrer” corresponde ao futuro do pretérito do indicativo composto, que guarda equivalência com a forma simples “ocorreriam”.
A troca sugerida por “ocorriam” – pretérito imperfeito do indicativo – mantém a correção, mas altera o sentido original, já que não se faz mais menção a uma possível ação futura, mas a um passado contínuo, habitual.
Já a troca por “ocorreriam” mantém a correção e o sentido original.
QUESTÃO 03
Gabarito Extraoficial: CERTO
Note que o “e” conecta duas orações com diferentes sujeitos. Dessa forma, a vírgula antes dessa conjunção é facultativa, de modo que a omissão desse sinal de pontuação não acarreta prejuízo gramatical.
QUESTÃO 04
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Note que o segundo “a”, antes de “prevenção”, é um artigo, não uma preposição. Isso fica evidente no paralelismo da construção “previa o combate… e a prevenção…”.
QUESTÃO 05
Gabarito Extraoficial: ERRADO
A troca de “implementação” por “implantação” muda o sentido original. O primeiro significa “pôr em prática”, ao passo que o segundo significa “iniciar”. A primeira fase de uma “implementação” é a “implantação”.
QUESTÃO 06
Gabarito Extraoficial: ERRADO
O texto não se dirige diretamente às mulheres, mas a um leitor genérico. Seu principal objetivo é chamar a atenção para o problema da violência contra a mulher.
QUESTÃO 07
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Não há elementos no texto que nos permitam concluir que a lei do feminicídio tenha sido, no momento de produção do texto, recém-sancionada. Recorrendo a elementos extratextuais, temos sua data de produção no ano de 2014. Já a lei do feminicídio é de 2015.
QUESTÃO 08
Gabarito Extraoficial: CERTO
O texto dá a entender que os agressores de mulheres usam a privacidade do lar como um refúgio para passar impunes por seus atos violentos.
QUESTÃO 09
Gabarito Extraoficial: CERTO
De fato! A finalidade do texto é defender a importância da temática da violência dirigida contra a mulher, principalmente no âmbito doméstico. Para isso, traz dados, fatos e números que comprovam a relevância do tema.
QUESTÃO 10
Gabarito Extraoficial: CERTO
De fato! A construção resultante fica corretíssima, haja vista que mantém o paralelismo entre as três orações adjetivas: “violências… que instauram a solidão”; “outras que marcam a lei…”; e “outras que aniquilam a vida…”.
QUESTÃO 11
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Trata-se de uma extrapolação. Não é possível afirmar que essa quantidade de processos desapareceu, pois é plenamente possível que muitos desses casos nem tenham se tornado processos judiciais.
QUESTÃO 12
Gabarito Extraoficial: CERTO
Note que o advérbio “assim” expressa modo. A substituição por “desse modo” preserva a correção e o sentido, portanto.
QUESTÃO 13
Gabarito Extraoficial: CERTO
Exato. A autora reconhece que o texto penal não consegue traduzir plenamente o sofrimento por que passam as mulheres violentadas, mas ajuda a dar destaque ao problema, evidenciando o papel de vítima das mulheres.
QUESTÃO 14
Gabarito Extraoficial: ERRADO
O termo “pelo gênero” sinaliza a causa de as mulheres serem mortes, não a ideia de agente.
QUESTÃO 15
Gabarito Extraoficial: CERTO
De fato! A oração em destaque atua como objeto indireto do verbo “acreditar”. A preposição “em” encontra-se subentendida antes da conjunção integrante “que”, o que é possível quando se tem um objeto indireto ou um complemento nominal oracionais.
O “se”, ladeado do verbo transitivo indireto “acreditar”, atua como índice de indeterminação do sujeito.
QUESTÃO 16
Gabarito Extraoficial: CERTO
De fato! A personagem relata episódios em que seu companheiro a violentou verbal e psicologicamente.
QUESTÃO 17
Gabarito Extraoficial: CERTO
De fato! Trata-se de vocábulos sinônimos.
QUESTÃO 18
Gabarito Extraoficial: CERTO
De fato! Entendo que a passividade se manifesta na falta de inciativa por parte da personagem em reagir às grosserias do companheiro, dando um fim a um relacionamento infrutífero. Ela preferiu não enfrentar a realidade, devido ao medo que sentia da solidão.
QUESTÃO 19
Gabarito Extraoficial: CERTO
De fato! Dentro da afirmação, ocorre um questionamento: “Por acaso alguém tinha pensado em comprar um novo fio dental?”. Trata-se de uma interrogativa indireta.
QUESTÃO 20
Gabarito Extraoficial: ERRADO
A conjunção subordinativa “Quando” atua como fator de próclise, forçando o pronome oblíquo a se posicionar antes do verbo. Dessa forma, a sugestão de reescrita – com o “se” enclítico – está errada.
QUESTÃO 21
Gabarito Extraoficial: CERTO
As formas “tinha levado” e “tinha pensado” são flexões de pretérito mais-que-perfeito na forma composta. Eles correspondem na forma simples às construções “levara” e “´pensara”.
QUESTÃO 22
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Ao chamar sua companheira de “princesa”, Fernando não a está tratando com carinho, e sim com deboche.
José Maria
Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Douglas Oliveira • 12 de dezembro de 2024
A área de tribunais no mundo dos concursos públicos foi uma das mais movimentadas em 2024! Neste ano tivemos concursos para diversos tribunais do país, e ao que tudo indica, 2025 será igualmente generoso para a área. Com essas oportunidades surgindo, sem dúvidas você precisa da melhor preparação para vagas de Analista Judiciário na Área […]
Jornalismo Direção Concursos • 12 de dezembro de 2024
Os gabaritos preliminares das provas do TSE Unificado para candidatos à Técnico Judiciário estão disponíveis. Os candidatos podem eviar recurso contra a correção até amanhã (12/12). Neste artigo, veja dois exemplos que justificam a revisão do resultado divulgado pela banca organizadora Cebraspe. O concurso TSE Unificado abriu 412 vagas imediatas e também oportunidades em cadastro […]
Sergio Machado • 12 de dezembro de 2024
As provas do concurso TSE Unificado para o cargo de Analista Judiciário – Área Administrativa trouxeram questionamentos quanto ao orçamento público. Em particular, a questão 112 provocou discussões entre candidatos quanto a interpretação e a formulação das respostas. A ambiguidade no enunciado permite aplicação de recursos contra o gabarito preliminar. Neste artigo, entenda os argumentos […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.