Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Gabarito TJ AM Administração – Assistente Judiciário

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Marcelo Soares13/10/2019

13/10/2019

E você sabia que foi lançado o edital do TJ PA? É a mesma banca e são diversos cargos. Veja mais aqui:

Olá pessoal!

Estamos aqui para comentar as questões de Noções de Administração do concurso do Tribunal de Justiça do Amazonas – TJ/AM para o cargo de Assistente Judiciário.

Ressaltamos que existe possibilidade de recurso!

Em Noções de Administração tivemos 12 questões distribuídas da seguinte maneira: 05 questões de Administração Geral, 07 questões de Gestão de Pessoas.

Abaixo, vou colocar o enunciado, pois há mais um tipo de prova. Veja com atenção.

A burocratização é um fenômeno típico e exclusivo da administração Pública

Comentário

Errado. A teoria da burocracia idealizada por Max Weber não tem aplicabilidade apenas na Administração Pública. Nesse sentido, a expressão “burocratização” (forma pejorativa de se referir às disfunções do modelo burocrático) não é um fenômeno exclusivo da Administração Pública.

Gabarito EXTRAOFICIAL: Errado

Cabe recurso? NÃO. Essa questão não permite recurso.

Segundo a abordagem sistêmica da administração, as organizações funcionam de forma estanque e isolada

Comentário

Errado. A abordagem sistêmica, pelo contrário, propõe que as organizações são sistemas abertos, ou seja, influenciam e são influenciadas pelo ambiente no qual estão inseridas. Dessa forma, contraria as ideias da abordagem sistêmica afirmar que as organizações funcionam de forma estanque e isolada.

Gabarito EXTRAOFICIAL: ERRADO

Cabe recurso? NÃO. Essa questão não permite recurso.

A satisfação no trabalho é fator determinante do sucesso organizacional.

Comentário

Particularmente, não gosto dessas questões abertas do CESPE por dois motivos : a) dão margem a utilização de qualquer autor para fundamentar a questão; b) a banca costuma oscilar entre os posicionamentos.

Dito isso, analisando o que entendo ser a corrente majoritária da Administração, pontuo que a satisfação no trabalho, apesar de estar relacionada ao desempenho, não é um fator determinante.

Analisando as teorias da liderança situacional, por exemplo, percebemos que os líderes voltados para as pessoas (preocupados com a satisfação dos liderados) nem sempre são os que produzem os maiores resultados.

Na jurisprudência do CESPE, temos quatro precedentes sobre o assunto:

TRE/RS, Técnico Judiciário, 2003. – É inversamente proporcional a correlação entre nível de satisfação no trabalho e produtividade. (ERRADO)

IPHAN, Analista I, 2018 – A satisfação no trabalho influencia o absenteísmo. (CERTO)

IPHAN, Analista I, 2018: Desempenho e satisfação no trabalho são resultados isolados, embora potencialmente interdependentes. (CERTO)

ABIN, 2010: Pesquisas realizadas em organizações têm demonstrado que a alta satisfação no trabalho implica maior desempenho (ERRADO)

Considerando os precedentes da banca, em especial ABIN/2010, acredito que a banca avaliará o enunciado como ERRADO.

Gabarito EXTRAOFICIAL: ERRADO

Cabe recurso? SIM. Por se tratar de uma questão aberta (sem indicação de autor ou fonte), é relativamente fácil encontrar fundamentação na teoria da Administração para defender posicionamento diverso. No entanto, considerando a “jurisprudência” da banca, acreditamos que ela defenderá que o enunciado está errado.

A educação corporativa tem foco nos processos organizacionais, com vistas ao desenvolvimento de tarefas.

Comentário

A educação corporativa tem como foco o desenvolvimento de pessoas e não de tarefas. Trata-se de um sistema integrado que se baseia na gestão de competências críticas ou essenciais.

Gabarito EXTRAOFICIAL: ERRADO

Cabe recurso? NÃO. Essa questão não permite recurso.

A qualidade de vida no trabalho é um conceito que envolve questões relacionadas tanto ao ambiente físico de trabalho quanto aos aspectos psicológicos do local de trabalho.

Comentário

Perfeito o enunciado. De fato, a qualidade de vida no trabalho é um produto (resultado) do ambiente físico e ambiente psicológico do local de trabalho.

Gabarito EXTRAOFICIAL: CERTO

Cabe recurso? NÃO. Essa questão não permite recurso.

No âmbito da gestão de pessoas, os empregados das organizações são considerados recursos humanos objetificados como parte do patrimônio físico da organização.

Comentário:

Segundo as teorias mais modernas de gestão de pessoas, os indivíduos não devem ser tratados simplesmente como recursos, tais como máquinas ou matérias-primas. Pelo contrários, as pessoas são fatores críticos de sucessos, pois possuem competências capazes de criar vantagem competitiva para as organizações.

Esse conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que são intrínsecos às pessoas não integra o patrimônio físico da organização, por isso o enunciado está errado.

Gabarito EXTRAOFICIAL: ERRADO

Cabe recurso? NÃO. Essa questão não permite recurso.

A avaliação de desempenho, enquanto ferramenta de gestão de desempenho, é um processo destinado a estimar a relação de custo-benefício entre o salário do empregado e a quantidade de horas por ele trabalhadas no período de um mês.

Comentário:

Segundo Chiavenato, as principais razões para se avaliar o desempenho são:

a) Recompensas: permite o julgamento sistemático para justificar aumentos salariais, promoções, transferências e, muitas vezes, demissões.

b) Retroação: a avaliação proporcional conhecimento a respeito dos resultados do desempenho

c) Desenvolvimento: a avaliação permite que cada colaborador saiba exatamente quais são seus pontos fortes e fracos.

d) Relacionamento: a avaliação permite que cada colaborador possa melhorar seu relacionamento com as pessoas ao seu redor.

e) Percepção: avaliação proporciona meios para que cada colaborador saiba o que as pessoas ao seu redor pensam a seu respeito.

f) Potencial de desenvolvimento: a avaliação pro- porciona meios para conhecer em profundidade o potencial de desenvolvimento de seus colaborado- res a fim de definir programas de T&D, sucessão, carreiras, etc.

g)Aconselhamento: a avaliação oferece informações ao gerente ou ao especialista de RH sobre como fazer aconselhamento e orientação aos colaboradores.

Perceba que o enunciado não se relaciona com nenhuma das possíveis razões para se fazer uma avaliação de desempenho. O enunciado descreve, na verdade, uma atividade relevante no momento de criação de cargos.

Gabarito EXTRAOFICIAL: ERRADO

Cabe recurso? NÃO. Essa questão não permite recurso.

No âmbito de uma organização, o processo de geração de valor a partir do capital intelectual e de ativos intelectuais é denominado gestão do conhecimento.

Comentário:

O enunciado reproduz exatamente o conceito de gestão do conhecimento segundo Chiavenato, vejamos:

A gestão do conhecimento (GC) é o processo pelo qual as organizações geram valor a partir do capital intelectual e de ativos intelectuais. Quando se fala em geração de valor, isso significa compartilhar e aproveitar os ativos intelectuais entre colaboradores, gerentes e dirigentes para transformá- -los em resultados concretos. Representa o esforço para descobrir e aprender novas e melhores práticas, novas e melhores soluções, novos produtos e serviços. Conhecimento é a principal base do capital intelectual das organizações. (Chiavenato, Gestão de Pessoas, p.339)

Gabarito EXTRAOFICIAL: CERTO

Cabe recurso? NÃO. Essa questão não permite recurso.

O clima organizacional, enquanto componente da cultura organizacional, está associado aos sentimentos das pessoas e à forma como elas se relacionam entre si, com cliente e com o público externo.

Comentário:

Segundo Chiavenato, clima organizacional pode ser conceituado como “os sentimentos das pessoas e a maneira como elas interagem entre si, com os clientes ou com os elementos externos”.

Segundo CESPE, temos que o clima organizacional refere-se à forma como o ambiente organizacional é percebido e interpretado pelos trabalhadores (CESPE, PF, 2004).

Perceba, portanto, que o enunciado foi formulado seguindo o conceito proposto por Chiavenato.

Gabarito EXTRAOFICIAL: CERTO

Cabe recurso? SIM. Esse recurso é menos provável, contudo, é plausível de ser construído.

Antônio César Amauru Maximiano pontua que seria função da cultura organizacional (e não do clima) definir a conduta dos indivíduos em relação ao mundo externo.

Contudo, o CESPE/CEBRASPE, historicamente, tem uma predileção pelo Chiavenato. Considerando que o enunciado praticamente reproduz o conceito trazido por Chiavenato, apesar de possível, é improvável que a banca acate um recurso nessa questão.

Eficiência corresponde ao atingimento dos resultados esperados.

Comentário:

Questão clássica. Vamos relembrar o esquema da nossa aula:

A partir do esquema conseguimos perceber que a Eficácia que se relaciona ao atingimento de objetivos e metas e não eficiência, por isso o enunciado está errado.

Gabarito EXTRAOFICIAL: ERRADO

Cabe recurso? NÃO. Essa questão não permite recurso.

O planejamento estratégico é um processo holístico, que envolve a organização como um todo.

Comentário:

Perfeito. Uma das característica do planejamento estratégico é o amplo alcance e o caráter sistemático e holístico, ou seja, considera toda a organização.

Gabarito EXTRAOFICIAL: CERTO

Cabe recurso? NÃO. Essa questão não permite recurso.

A análise SWOT (strenghts, weakness, opportunities, threats) possibilita a idenficação de oportunidades e ameaças ambientais.

Comentário:

A análise SWOT (Matriz SWOT) é uma ferramenta utilizada para o diagnóstico estratégico. Essa ferramenta permite a identificação de oportunidades e ameaças no ambiente externo e forças e fraquezas no ambiente interno.

Gabarito EXTRAOFICIAL: CERTO

Cabe recurso? NÃO. Essa questão não permite recurso.

É isso aí, pessoal! Espero que tenham ido bem na prova. Estamos na torcida

Um forte abraço

Prof. Marcelo Soares

gabaritoGabaritosconcurso tj amconcurso tjamgabarito tj amgabarito tj am administraçãogabarito tj am nível médiogabarito tjamgabarito tjam nível médio
Marcelo Soares

Marcelo Soares

Auditor do Estado do Mato Grosso. Graduado em Administração, pós-graduado em Gestão Pública e mestre em Administração (Estratégia e Governança Corporativa). Aprovado e nomeado nos cargos de Auditor do Estado do Mato Grosso, Auditor Fiscal da Receita Municipal de Cuiabá, Auditor Governamental do Piauí, duas vezes para Analista Judiciário - área administrativa (TRF-1ª, TRT-11ª), Administrador da EBCT, Administrador da Secretaria de Cultura do Amazonas, Administrador da Secretaria de Infraestrutura do Amazonas, Agente de Fomento - área administrativa da AFEAM.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.