Danuzio Neto • 10/04/2020
10/04/2020No dia três de janeiro de 2020, quando uma bomba caiu no aeroporto de Bagdá, no Iraque, matando o general Qasem Soleimani, o mundo estava preocupado demais pra perceber que, naquele mesmo dia, a Comissão Nacional de Saúde da China tinha ordenado que as instituições científicas do país não publicassem informações sobre o novo coronavírus. Havia também uma determinação para que os laboratórios destruíssem quaisquer amostras que tivessem em mãos.
A morte de Soleimani foi motivada, dentre outras coisas, pela invasão à embaixada norteamericana no Iraque, que tinha acontecido naquela mesma semana, no dia 31 de dezembro. Nesta mesma data, Taiwan avisa a Organização Mundial da Saúde (OMS) do surto de uma “pneumonia de causa desconhecida”, transmissível de humano para humano. Nos dias seguintes, Taiwan irá acusar a organização de ignorar seus avisos.
No primeiro dia do ano, às vésperas do ataque norteamericano que mataria Soleimani, pelo menos 175 mil pessoas deixam Wuhan num intervalo de apenas 24 horas. O vírus já circulava há pelo menos um mês na cidade, sem qualquer controle.
No dia cinco de janeiro, enquanto o mundo discute se Donald Trump iniciou uma Terceira Guerra Mundial, passa batida a nota da OMS que afirma que não há “nenhuma evidência de transmissão significativa (do novo coronavírus) de humano para humano”.
No dia sete de janeiro, quando o funeral do General Soleimani é retransmitido globalmente pela IRIB, a TV estatal iraniana, Xi Jinping, numa reunião a portas fechadas do partido, admite conhecimento “do novo coronavírus”. Ele só faria essa mesma declaração publicamente 13 dias depois.
No dia nove, sem um conflito nuclear, milhões de pessoas se preparam para viajar nas próximas semanas para os quatro cantos do planeta. Era véspera das viagens para o Ano Novo Chinês. Por causa desse evento, a OMS lança nota desaconselhando que os países fizessem qualquer restrição às viagens dos moradores de Wuhan.
Os dias passam, os ânimos no Oriente Médio se arrefecem. Mas o vírus anônimo, que não parecia muito atraente para os jornais, mantinha a sua marcha silenciosa de destruição e, com ajuda da máquina de repressão chinesa, se espalha pelo mundo.
Se você quiser se manter informado sobre o novo coronavírus e outros assuntos de Atualidades, participe do canal de Atualidades que tenho no Telegram ou me siga no Instagram clicando AQUI.
CLIQUE AQUI PARA PARTICIPAR DO CANAL DO TELEGRAM
Fontes:
https://www.ft.com/content/2a70a02a-644a-11ea-a6cd-df28cc3c6a68
https://news.yahoo.com/taiwan-accuses-failing-heed-warning-143800176.html
https://www.thetimes.co.uk/article/chinese-scientists-destroyed-proof-of-virus-in-december-rz055qjnj
https://www.nytimes.com/interactive/2020/03/22/world/coronavirus-spread.html
https://www.who.int/csr/don/05-january-2020-pneumonia-of-unkowncause-china/en/
http://www.qstheory.cn/dukan/qs/2020-02/15/c_1125572832.htm
https://edition.cnn.com/2020/02/17/asia/china-coronavirus-xi-jinping-intl-hnk/index.html
Danuzio Neto
Professor de Geopolítica, Atualidades, Ética, Geografia e História para concursos. É Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda de São Paulo, tendo exercido também os cargos de Técnico Judiciário do TRT da 16ª Região e Escriturário do Banco do Brasil. É formado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Douglas Oliveira • 12 de dezembro de 2024
A área de tribunais no mundo dos concursos públicos foi uma das mais movimentadas em 2024! Neste ano tivemos concursos para diversos tribunais do país, e ao que tudo indica, 2025 será igualmente generoso para a área. Com essas oportunidades surgindo, sem dúvidas você precisa da melhor preparação para vagas de Analista Judiciário na Área […]
Jornalismo Direção Concursos • 12 de dezembro de 2024
Os gabaritos preliminares das provas do TSE Unificado para candidatos à Técnico Judiciário estão disponíveis. Os candidatos podem eviar recurso contra a correção até amanhã (12/12). Neste artigo, veja dois exemplos que justificam a revisão do resultado divulgado pela banca organizadora Cebraspe. O concurso TSE Unificado abriu 412 vagas imediatas e também oportunidades em cadastro […]
Sergio Machado • 12 de dezembro de 2024
As provas do concurso TSE Unificado para o cargo de Analista Judiciário – Área Administrativa trouxeram questionamentos quanto ao orçamento público. Em particular, a questão 112 provocou discussões entre candidatos quanto a interpretação e a formulação das respostas. A ambiguidade no enunciado permite aplicação de recursos contra o gabarito preliminar. Neste artigo, entenda os argumentos […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.