Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso TCU: “Uma reprovação não me abalou”, diz aluno aprovado!

Concurso TCU: “Uma reprovação não me abalou”, diz aluno aprovado!

Filho de mãe e pai auditores do TCU (Tribunal de Contas da União), chegou a vez dele. Nesta matéria, você vai conhecer a trajetória de José Eduardo, que foi um dos aprovados no último concurso TCU.

Graduado em Economia, ele conta que após terminar sua faculdade ainda não pensava no mundo dos concursos, então ele foi em busca de um mestrado, mas ainda não se encontrava nessa área. Foi após finalizar esse mestrado que sua vida de concurseiro começou.

José encarou o início da pandemia como uma oportunidade de descobrir um novo caminho, foram dois anos de estudo, passando por outros concursos, até conquistar a aprovação em um grande órgão como o TCU.

Confira abaixo algumas respostas do aprovado no concurso TCU!

Como foi sua trajetória como concurseiro? Seu foco sempre foi o concurso do TCU?

No momento em que eu finalizei meu mestrado eu estava pensando no que poderia fazer, nesse momento foi quando começou a pandemia e eu achei que essa era minha oportunidade. Então comecei a estudar para concurso em período integral, meu foco inicial sempre foi o TCU e me agradou desde o início estudar para um concurso com um edital grande, porque eu pensava que caso não fosse aprovado, pelo o menos eu estaria me preparando para outros concursos. No meio do caminho eu comecei a me preparar para o concurso TCDF, fiz a prova com 11 meses de estudo, fui bem, mas não fui aprovado. Na verdade isso não me abalou, me fez sentir que eu tinha capacidade de continuar, que meu método de estudo estava funcionando. Em maio de 2021 eu voltei a trabalhar e a partir desse momento tive que conciliar os estudos com o trabalho. Achei que já tinha percorrido um ótimo caminho de estudo integral e que se passasse a conciliar isso com outras coisas poderia arejar um pouco a cabeça. Nesse momento apareceram outros concursos, fiz a prova da polícia federal, para o cargo de agente, e cheguei a ser aprovado dentro das vagas, mas decidi não assumir porque estava satisfeito com meu emprego e sentia que não era pra mim naquele momento.

Como foi sua rotina de estudos?

Primeiro eu comecei dedicado integralmente ao estudo, eu já estava acostumado a estudar bastante, então resolvi começar com uma carga horária de sete horas líquidas durante a semana e mais quatro horas no final de semana. Senti que estava vivendo uma rotina saudável, com 39 horas semanais. Depois de uns três ou quatro meses comecei a fazer oito horas líquidas, já senti que era um pouco mais pesado e segui assim por mais seis ou sete meses. Depois da prova do TCDF, resolvi dar uma descansada, que é necessário em um pós edital, tirei umas duas semanas de férias e mesmo depois de voltar a estudar, foi em uma carga mais tranquila. Segui nessa rotina estável até começar a trabalhar, então  comecei a estudar antes do trabalho, com a cabeça fresca, fazendo quatro horas líquidas.

Quais eram suas técnicas para um concurso com o edital tão grande como o TCU?

Quando eu comecei, uma das minhas preocupações era não perder tempo e estudar da forma correta desde o primeiro dia. Me esforcei para me organizar antes de começar, na reta final do mestrado eu não tinha uma rotina que me permitisse começar a estudar, mas me permitia buscar por técnicas de estudo. Defini uma fórmula que era um ciclo de estudos, onde você começava com algumas matérias, iniciava com as básicas, e ia adicionando outras aos poucos. Eu tinha um ciclo onde cada matéria tinha sua carga horária e para defini-la eu considerava três critérios: o tamanho da matéria, quanto mais aulas mais tempo de dedicação ela exige, a importância no concurso, se ela era mais ou menos importante para a prova que eu estava estudando, e o nível de dificuldade que eu tinha nessa matéria. Mas esse ciclo é algo muito dinâmico, ele sempre acaba mudando.

Como o Direção te ajudou nessa trajetória?

Eu comecei estudando por outro curso, mas estava sentindo a necessidade de buscar novos materiais, procurar professores melhores, foi então que eu conheci o Direção e resolvi dar uma chance. Foi algo fenomenal para a minha preparação, eu gostei muito, dos professores, do material, senti que era um pacote completo e bem focado.

Na sua opinião, quais foram os principais erros e acertos da sua preparação?

Acho que meu principal erro foi demorar a buscar sobre a vida nos concursos, talvez se tivesse feito isso antes poderia ter entrado mais cedo e feito tudo com mais calma. Mas em relação a minha preparação, de um modo geral, estou bem satisfeito com as decisões que eu tomei, acho que os pontos positivos foram meu planejamento de como faria meus estudos e também a decisão de começar a trabalhar, aliviou um pouco a pressão mudou minha rotina, acho que meu maior mérito foi todo o foco e disciplina. Talvez um erro que eu possa ter tido, que eu fui aprendendo ao longo das provas que fiz, foi a revisão de véspera, fui percebendo a importância de ter um material pronto para estudar na véspera e a importância de cuidar do seu psicológico para o dia da prova.

Quer conferir o bate-papo completo com o aprovado? Veja o vídeo abaixo:

Sua chance de estudar para a Caixa CHEGOU!

Estude para a Caixa com uma condição ACESSÍVEL!

Parabéns se você está lendo esse texto, vai ter acesso a nossa preparação completa da Caixa pelo melhor preço do momento.

Essa é a sua oportunidade de estudar com os melhores professores e especialistas do mercado!

Você que quer estar entre os aprovados da Caixa e conquistar sua estabilidade financeira. Clique na imagem abaixo e comece a sua preparação.

Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:

Receba as principais notícias no Telegram do Direção News

Maria Paula Meira

Maria Paula Meira

Estagiária do time de jornalismo do Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.