Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso IBGE: convocações de aprovados suspensas

Concurso IBGE: convocações de aprovados suspensas

As convocações e contratações dos aprovados em um concurso IBGE para temporários foram suspensas. A seleção temporária em questão é a que foi realizada para locação no município de Engenheiro Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro. O edital havia sido lançado em janeiro deste ano.

O resultado final e a homologação da seleção já foram publicados, no entanto, no site do IBGE, há uma nota que informa a suspensão das contratações.

“Em função das orientações do Ministério da Saúde relacionadas ao quadro de emergência de saúde pública causada pelo Covid-19, o IBGE não procederá com as contratações dos candidatos aprovados no processo seletivo neste presente momento”, diz a nota.

Além disso, o órgão também informou que, uma vez a situação volte ao normal, emitirá um novo comunicado oficial e entrará com os candidatos aprovados.

cursos para este concursos
Confira os cursos do Direção para este concurso

O que dizia o edital IBGE?

O edital IBGE cujas contratações foram suspensas foi publicado em janeiro. As vagas eram destinadas para funcionários temporários que trabalhariam no Teste de Homologação de Equipamentos e Sistemas do Censo Demográfico de 2020.

Ao todo, foram ofertadas 35 vagas imediatas. Todas eram com locação para o município de Engenheiro Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro. A divisão das vagas era a seguinte:

  • 1 vaga para Agente Censitário Municipal
  • 4 vagas para Agente Censitário Supervisor
  • 30 para Recenseador

A banca organizadora foi a Ibade e a escolaridade era de nível superior (Agentes Censitários) e nível médio (Recenseador).

Edital IBGE para 208 mil vagas suspenso

Este não foi o único edital IBGE que passou por suspensões recentemente. O grande edital para o instituto que trazia mais de 200 mil vagas foi suspenso. O concurso pretendia a contratação de 180.577 Recenseadores para a coleta de dados do Censo 2020.

Porém, com a pandemia do coronavírus, o instituto escolheu por adiar a realização do Censo e, consequentemente, a realização do concurso. A notícia boa é que já há data prevista para a retomada do Censo e, com isso, a possível volta do edital.

Segundo o IBGE, o censo terá como data de referência o dia 31 de julho de 2021, com coleta realizada do dia 1 de agosto de 2021 até 31 de outubro de 2021.

O edital IBGE para temporários trazia a seguinte divisão de vagas:

  • 180.577 vagas para Recenseadores (nível fundamental)
  • 5.462 vagas para Agentes Censitários Municipais (nível médio)
  • 22.676 vagas para Agentes Censitários Supervisores (nível médio)

As provas estavam previstas para os dias 17 de maio e 24 de maio. Os candidatos que se inscreveram receberão ressarcimento em data já determinada pelo IBGE. Saiba mais aqui.

Materiais do Direção + questões do QConcursos!
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.