Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PC PR: sindicato peticiona para participar de ações e defende data das provas

Concurso PC PR: sindicato peticiona para participar de ações e defende data das provas

A Associação dos Delegados da Polícia Civil do Paraná (Adepol) peticionou para participar das ações judiciais que pedem o adiamento das provas do concurso PC PR como amicus curiae.

Amicus curiae é uma expressão utilizada para designar uma instituição que tem por finalidade fornecer subsídios às decisões dos tribunais, para oferecer uma melhor base para questões relevantes e de grande impacto.

A Adepol peticionou para entrar como amicus curiae para defender a data das provas previstas do concurso PC PR. As justificativas apontam que a necessidade de contratação de Delegados é urgente.

Além disso, reforça que há uma sobrecarga nos Delegados restantes, causando um prejuízo para a saúde dos policiais, o que reflete negativamente na segurança pública paranaense.

Outro ponto levantado pela Adepol é que Curitiba, cidade de realização das provas, está bandeira amarela, “o que reforça a viabilidade de realização das provas”.

Decisões sobre ações judiciais

Decisão sobre pedido de liminar para adiar as provas do concurso PC PR deu três dias para que a banca organizadora se pronuncie sobre a realização das provas.

Segundo decisão, dadas as peculiaridades do caso e considerado que as provas do concurso público estão marcadas para o dia 21/2, o juiz intimou as autoridades para, no prazo de 3 dias, prestar informações pertinentes.

Paralelamente, juiz também deu o prazo de 3 dias para que as Secretarias de Saúde e do Turismo oferecessem informações sobre as condições sanitárias e de acomodação hoteleira em Curitiba.

Após o prazo, “venham conclusos para análise de pleito liminar”.

Entre os pontos mencionados no pedido de liminar, impetrante apontou aumento de casos, número de candidatos inscritos, provas realizadas somente em Curitiba e muito mais.

De acordo com apuração do Direção Concursos, há cinco ações judiciais pedindo pelo adiamento das provas do concurso PC PR. Até o momento, esta é a única que teve decisão.

As outras permanecem em tramitação nas varas e ainda sem decisão. O que se sabe é que são:

  • Três ações de Mandado de Segurança que tramitam no 2º Grau, sendo uma delas a que teve a decisão desta matéria
  • Uma Ação Ordinária no Juizado Especial Cível, sem decisão
  • Um pedido de Mandado de Segurança na 6º Vara Federal de Curitiba do TRF4, também sem decisão

Recentemente, comissão organizadora publicou comunicado trazendo as orientações e direções para o dia da realização da prova.

Entre as regras, caso um candidato não seguisse os procedimentos, ele seria desclassificado da seleção.

Por conta da observância de usar a máscara durante todo o período das provas, comunicado informa que não será permitido consumir nenhum alimento durante a prova do concurso PC PR.

Além disso, entre outras medidas básicas como levar as máscaras e próprias garrafas d’água, comunicado informa que candidatos que apresentarem sintomas febris ou gripais, não serão permitidos de realizar as provas.

Se a medição de temperatura dar acima de 37,1º, candidato também não será autorizado para realizar as provas do concurso PC PR.

Clique aqui e confira todas as medidas sanitárias!

Recentemente, o DPU, DPE PR e o MPT PR tinham entrado com ação conjunta para adiar as provas do concurso PC PR.

Os órgãos haviam recomendado que as provas do concurso público fossem realizadas quando a taxa de contaminação estivesse menor e com a curva decrescente de óbitos.

Outro argumento utilizado em recomendação era que candidatos de outros estados iriam realizar as provas do concurso público, aumentando a concentração na cidade e os riscos de contaminação.

cursos para o concurso pc pr

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre essa carreira? O Direção Concursos preparou um grupo no telegram com as principais notícias voltadas para a área policial. Clique aqui e participe!

Tudo sobre o Concurso PC PR aqui

Resumo do concurso PC PR

  • banca: Funpar
  • vagas: 400
  • cargos: Delegado, Investigador e Papiloscopista
  • escolaridade: superior
  • inscrição: finalizada
  • taxa: R$ 120 e R$ 200 (delegado)
  • provas: 21 de fevereiro
  • Edital neste link

Tem dúvida de como organizar o seu estudo pós-edital? O professor Ronaldo Fonseca tem uma dica muito rápida e importante. Confira abaixo:

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

concurso sefaz ce
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.