Logo Direção Concursos
Pesquisa

[EXCLUSIVO] Concurso Senado: 6 membros da Comissão Diretora são a favor de provas em 2020

[EXCLUSIVO] Concurso Senado: 6 membros da Comissão Diretora são a favor de provas em 2020

O Direção Concursos tem informações de duas fontes internas de que seis (6) membros da Comissão Diretora do órgão são a favor do concurso Senado ainda em 2020 e apenas um (1) é contra.

Segundo informa um dos ouvidos pelo Direção Concursos (DC), o senador Lasier Martins é o único que acredita na realização do concurso apenas em 2021.

Vale lembrar que houve chamamento público para a escolha da banca organizadora. A publicação previa que a interessadas tinham oito (8) dias para enviarem suas propostas. O prazo final para essa entrega é hoje (28/05/2020).

Nesta matéria, você lerá informações exclusivas dos bastidores do concurso do Senado Federal!

Opinião contrária ao concurso Senado 2020

Um candidato, em conversa com Martins através do Instagram, obteve do Senador a resposta de ele não acredita que o concurso público terá provas em 2020. Veja:

Porém, a fonte do DC indica que Martins é o único membro da Comissão Diretora do Senado com essa opinião.

Segundo foi apurado, o senador teria afirmado que a pretensão é de que o Senado deixe tudo pronto (banca escolhida e edital finalizado), para que seja lançado em 2021, após a pandemia, evitando um desgaste do órgão junto à sociedade, que espera da casa uma atuação única e exclusiva voltada para o combate ao Coronavírus.

Vale lembrar que as provas serão realizadas em todas as capitais do país, o que exige que todas as localidades estejam em condições de aplicar as avaliações.

Opiniões a favor do concurso Senado 2020

Apesar da opinião de Lasier Martins, para os seis (6) demais membros da Comissão Diretora, a depender de como o país se comporte nos próximos meses, o concurso Senado estará todo finalizado ainda neste ano (2020).

os membros da Comissão Diretora são: Davi Alcolumbre, Antônio Anastasia, Sérgio Petecão, Eduardo Gomes, Flávio Bolsonaro e Luiz Carlos Heinze, sob a presidência do primeiro.

Conforme cita a outra fonte, “pode desconsiderar a opinião contrária. A intenção é que o concurso Senado tenha edital publicado no segundo semestre e provas ainda em 2020”.

Isso porque, segundo essa fonte, tanto o presidente Davi Alcolumbre, como os seus pares (com a exceção do senador Lasier Martins), acreditam que a casa legislativa está com alta defasagem, o que pode prejudicar o andamento das atividades administrativas do Senado.

“Os membros da Comissão Diretora trabalharam pela autorização do concurso sem, ao menos, comunicar ao senador Lasier Martins da decisão. Isso causou um certo mal estar, com Martins entrando com representação contestando, à época, a decisão, disse a fonte.

Lembre o que foi dito, em 2019, pelo senador Lasier Martins:

“Se houve reunião para deliberar sobre autorização de concurso público no Senado, não houve publicação de sua convocação, muito menos da pauta ou resultado da reunião. Sou o segundo vice-presidente desta Casa, membro titular da Mesa do Senado e fiquei sabendo pelos jornais desse ato”.

Opinião do professor de Regimento Interno e Comum, Julio Ponte

O professor Julio Ponte, que é Policial Legislativo do Senado Federal, questionado pelo jornalismo do Direção, afirmou que a decisão pela realização do concurso Senado é uma incógnita desde o surto causado pela pandemia de Coronavírus no país, mas acredita na realização ainda em 2020:

“Olha, realmente não temos como cravar uma data para a realização do concurso Senado, mas, pelo que se comenta na casa e pela percepção que tenho, é bem possível que seja realizado ainda em 2020, como mesmo disse a comissão de concursos, a qual prevê finalizar todas as etapas até o fim deste ano. isso, porém, vai depender do pleno restabelecimento do país”.

cursos para este concursos
Confira os cursos do Direção para este concurso

Cenário completo concurso Senado 2020

O concurso Senado 2020 é, sem dúvidas, o mais esperado para este ano. São 40 vagas para provimento imediato autorizadas pelo órgão, que prevê cargos de nível médio e superior com salários que vão de R$ 19 mil a R$ 33 mil INICIAIS.

Quer saber tudo sobre este concurso? Acesse todas as matérias clicando na imagem a seguir:

Resumo concurso Senado 2020

Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.