Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Análise da prova da CODEVASF – O que o CEBRASPE realmente cobra!

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Marcelo Soares05/02/2021

05/02/2021

Fala pessoal!

Professor Marcelo Soares na área para mais um bate-papo.

Antes de começarmos, quero te deixar um convite muito especial: participe gratuitamente do Administração faixa preta, maior canal de Administração para concursos públicos do Telegram. Já possuíamos quase 200 questões comentadas e todo dia uma nova questão é postada. O tema da semana é definido por votação e você tem acesso a comentários completos em áudio e videoaulas exclusivas. Asseguro que seu nível em Administração vai subir de faixa.

Pois bem. Feito o convite, vamos ao que interessa. Hoje, analisaremos a prova de Administrador da CODEVASF.

Visão Geral

Nos termos do edital, tivemos 70 questões acerca dos conhecimentos específicos para o cargo de Administrador. Veja como foi a distribuição entre as disciplinas:
1. Administração Geral: 25 questões
2. Administração Pública: 25 questões
3. Administração Financeira e Orçamentária: 20 questões.

ADMINISTRAÇÃO GERAL – Distribuição por assunto

Distribuição de questões por tópico do edital – Administração Geral

Nessa prova, tivemos uma grande concentração de questões em poucos tópicos do edital. 17,54% dos tópicos do edital responderam por 80% das questões. A banca quase seguiu o princípio de Pareto (Regra 80/20) à risca. Rsrsrs

Que tal consolidarmos o TOP 5 dos assuntos de Administração Geral?

Esses assuntos responderam por 68% das questões de Administração Geral. O destaque no TOP 5, vai para “Administração Financeira”, assunto que começou a aparecer na disciplina de Administração Geral e parece ser uma nova tendência nos concursos da CEBRASPE.

Dentre os assuntos sem questões, podemos destacar alguns historicamente notáveis como: gestão de projetos e função de controle.

Além disso, os assuntos de gestão de pessoas – GP foram desprestigiados pela banca. Não tivemos nenhuma questão de motivação, liderança, direção, cultura organizacional, gestão de competências, gestão de desempenho, dentre vários outros. Em GP, a banca optou por ficar nos aspectos gerais, além de incluir uma questão de capacitação de pessoas e outra de recrutamento e seleção.

A função de organização foi esquecida na prova objetiva, mas não se enganem. Essa função foi a escolhida para a prova discursiva!! Ainda teremos um bate-papo para falar sobre isso, aguenta aí…

Agora vamos dar uma olhada nas questões de Administração Pública.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – Distribuição por assunto

Distribuição de questões por tópico do edital – Administração Pública

Em Administração Pública, o CEBRASPE distribuiu melhor as questões entre os tópicos do edital. Nada de princípio de Pareto nessa disciplina.
A Lei de Acesso à Informação – LAI foi a escolhida para encabeçar a lista de questões de Administração Pública. Em seguida, o bom e velho clássico “Modelos teóricos + tipos de Estado”. Nada de realmente novo por aqui, pois esses assuntos sempre foram importantes nas provas da CEBRASPE.

Meu principal destaque vai para…….tambores, por favor.

(Imagine som de tambores aqui)

Políticas Públicas!

Sim! Esse tópico tão inexpressivo em concursos anteriores, parece estar ganhando prestígio da CEBRASPE. Vimos isso acontecer na prova da SLU/DF e agora na CODEVASF.

Para você ter ideia, ao agruparmos os tópicos de políticas públicas, tivemos um total de 4 questões. Nada mal, né? Estaria o patinho feio virando um cisne?

Talvez, sim.

Vamos ao nosso TOP 5 de Administração Pública!

Espero que tenha curtido nosso bate-papo de hoje. Se quiser aprofundar seus conhecimentos em Administração, sugiro que conheça nossos cursos.

Forte Abraço e até o nosso próximo encontro

CodevasfConcurso Codevasf
Marcelo Soares

Marcelo Soares

Auditor do Estado do Mato Grosso. Graduado em Administração, pós-graduado em Gestão Pública e mestre em Administração (Estratégia e Governança Corporativa). Aprovado e nomeado nos cargos de Auditor do Estado do Mato Grosso, Auditor Fiscal da Receita Municipal de Cuiabá, Auditor Governamental do Piauí, duas vezes para Analista Judiciário - área administrativa (TRF-1ª, TRT-11ª), Administrador da EBCT, Administrador da Secretaria de Cultura do Amazonas, Administrador da Secretaria de Infraestrutura do Amazonas, Agente de Fomento - área administrativa da AFEAM.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.