Danuzio Neto • 31/01/2020
31/01/2020Esta semana, no nosso grupo de estudos de Atualidades do Telegram, comentei sobre as tragédias de Minas Gerais, um assunto que certamente será cobrado em provas de concursos público este ano.
LINK PARA PARTICIPAR DO GRUPO DO TELEGRAM
Ao que tudo indica, Minas começou este ano com o pé esquerdo.
Só em janeiro, o estado já contabilizou mais de 50 mortes por causa das chuvas recordes na região (até o dia 31/01/2020 eram exatas 55 mortes confirmadas). Além disso, Minas registrou outras quatro vítimas fatais da cerveja Belorizontina e dezenas de pessoas reportando problemas de saúde pelo consumo da bebida. Como se nada disso bastasse, foi na capital mineira, em Belo Horizonte, que surgiu a primeira suspeita do novo coronavírus no Brasil.
Apesar dessa lista já grande de problemas recentes, os padecimentos do estado, infelizmente, não começaram agora.
Em setembro de 2019, ocorreu em Belo Horizonte a primeira morte relacionada ao uso de patinetes elétricos.
No estado, em 2015, houve o rompimento da barragem de Mariana, maior desastre ambiental da história do nosso país, responsável pela morte de 9 pessoas.
Foi lá também que, em janeiro de 2019, mais de 250 pessoas perderam a vida no desastre de Brumadinho.
Contando por baixo, e lembrando apenas desses casos mais relevantes, foram mais de 300 mortes ocorridas em Minas Gerais em situações que poderiam ter sido “facilmente” evitadas se vivêssemos num país mais sério.
No lado mais fraco, foram 300 pessoas vitimadas.
Do outro lado, o dos responsáveis por essas tragédias, temos a inacreditável soma de 0 (zero!) pessoas presas.
O que nos resta, aqui, é manter a esperança de dias melhores.
Você tem alguma dúvida sobre Atualidades, Mundo Contemporâneo para o Senado ou Realidade do Distrito Federal? Pode me procurar no Instagram que estarei lá disponível para ajudá-lo.
Bons estudos,
Prof. Danuzio Neto
Danuzio Neto
Professor de Geopolítica, Atualidades, Ética, Geografia e História para concursos. É Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda de São Paulo, tendo exercido também os cargos de Técnico Judiciário do TRT da 16ª Região e Escriturário do Banco do Brasil. É formado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Redação Direção Concursos • 13 de dezembro de 2024
Você acorda, toma café, vai para o trabalho, almoça, chega em casa, estuda e dorme. Os dias passam, e no final da semana você sente que não teve tempo suficiente para cumprir todas as suas metas. Aquelas horas reservadas para um estudo extra rapidamente são consumidas por demandas inesperadas ou esquecidas no ritmo frenético do […]
Douglas Oliveira • 13 de dezembro de 2024
A área de tribunais no mundo dos concursos públicos foi uma das mais movimentadas em 2024! Neste ano tivemos concursos para diversos tribunais do país, e ao que tudo indica, 2025 será igualmente generoso para a área. Com essas oportunidades surgindo, sem dúvidas você precisa da melhor preparação para vagas de Analista Judiciário na Área […]
Jornalismo Direção Concursos • 13 de dezembro de 2024
Os gabaritos preliminares das provas do TSE Unificado para candidatos à Técnico Judiciário estão disponíveis. Os candidatos podem eviar recurso contra a correção até amanhã (12/12). Neste artigo, veja dois exemplos que justificam a revisão do resultado divulgado pela banca organizadora Cebraspe. O concurso TSE Unificado abriu 412 vagas imediatas e também oportunidades em cadastro […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.