Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Voto impresso: Câmara dos Deputados rejeita PEC; saiba o que mudaria!

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Redação Direção Concursos10/08/2021

10/08/2021

A PEC do voto impresso, defendida pelo presidente Jair Bolsonaro, foi rejeitada no plenário da Câmara dos Deputados, em votação em 10/8/2021.

A proposta já havia sido rejeitada, anteriormente, em comissão especial. O texto, que alteraria a Constituição Federal, precisava de 308 votos no plenário, mas obteve apenas 229. A decisão, portanto, encerra tramitação da PEC elaborada pela deputada Bia Kicis (PSL-DF).

Mesmo sem conseguir a aprovação, a PEC movimentou os noticiários de todo o país e, certamente, pode ser objeto de cobrança em concurso público, em especial nas provas de Atualidades.

cursos para concursos públicos

Voto impresso: o que mudaria?

Basicamente, o projeto da deputada do Distrito Federal queria incluir na Constituição a obrigatoriedade da expedição de cédulas físicas conferidas pelo eleitor nos processos de votação das eleições do país.

Essas cédulas seriam depositadas em uma caixa acoplada à urna eletrônica. O eleitor, portanto, poderia conferir se o “recibo” coincide com o candidato escolhido na eleição. O comprovante, entretanto, não seria conduzido para fora da zona eleitoral.

O principal argumento daqueles que defendiam a aprovação da PEC 135/2019 é que a impressão de um comprovante do voto é a chance de auditar a votação por meio de uma recontagem manual, caso seja necessário.

Se os dados no voto em papel estiverem diferentes do que foi digitado na urna, o eleitor terá a opção de mandar cancelar. O comprovante, então, seria destruído e um novo processo de votação teria início. Se o “voto impresso” estiver correto, o eleitor aperta o botão confirma e o papel é automaticamente depositado num recipiente lacrado ao lado da urna eletrônica.

Caso os dados no voto mostrado no papel estiverem distintos dos números digitados na urna, o eleitor teria, então, a opção de mandar cancelar e recomeçar o processo, depois de o antigo bilhete ser destruído.

O Tribunal Superior Eleitoral sempre se mostrou contra a proposta. Quem se diz contra a ideia cita o alto custo para o implemento do sistema impresso e, além disso, garantem a confiabilidade da urna eletrônica. O TSE ainda diz que possui sistemas próprios de auditoria e que o voto impresso ainda poderia aumentar as chances de fraudes nas eleições.

“A introdução do voto impresso seria uma solução desnecessária para um problema que não existe com o aumento relevante de riscos”, afirmou o presidente do TSE, Luis Roberto Barroso, em sessão na Câmara, no dia 9 de agosto.

Lembrando que o tema foi votado agora, entre outros motivos, observando o princípio da anualidade, expresso no artigo 16 da Constituição Federal:

“A lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência.” Você pode entender mais clicando aqui.

O professor Daniel Lima, de Direito Eleitoral, explica: “Em 2021, para que as regras do jogo sejam mudadas, o prazo máximo para uma lei entrar em vigor é dia 1/10/2021, já que no dia 2/10/2022, teremos o primeiro turno da eleição”.

Concursos Públicos

Como disse acima, o assunto do voto impresso foi amplamente debatido e movimentou a grande mídia nacional, além de envolver personagens da alta cúpula dos poderes. Portanto, claro, pode ser tema de cobrança em concurso público.

Por falar em TSE, aliás, cabe dizer que um novo concurso TSE unificado deve ser lançado em 2023, de acordo com informação exclusiva do Direção Concursos, obtida em entrevista com a secretária de Gestão de Pessoas do órgão:

Além disso, diversas oportunidades seguem abertas pelo Brasil. Chama a atenção o concurso TJ SP, que tem inscrição aberta até setembro e aplica provas em 31 de outubro. Oportunidade para candidatos de nível médio e que pode pagar R$ 6 mil inicial para os aprovados. Clique aqui e não perca esta chance.

Está pronto para conquistar seu cargo dos sonhos em 2025?

Nós preparamos uma super oferta para você começar o ano com tudo!
Então, por que esperar mais?
Chegou a hora de estudar de verdade, com foco, material de qualidade e sem enrolação. No Aniversário do Direção Concursos, você recebe os melhores descontos nas nossas assinaturas e tem a chance de garantir um conteúdo completo para se destacar nos principais concursos públicos do país.
O que você vai encontrar nas nossas assinaturas?

  • Material 100% focado no conteúdo que cai na prova: Sem enrolação, sem excesso. Só o que você realmente precisa;
  • Aulas e recursos atualizados com os melhores professores do mercado;
  • Sistema de questões e simulados para testar seus conhecimentos e ganhar confiança.

E tudo isso com um preço imperdível!
Aproveite o desconto exclusivo de aniversário e comece 2025 com a certeza de que está no caminho certo para a aprovação.
Não perca tempo! Essa oportunidade é única e pode ser o ponto de virada na sua preparação para os concursos públicos.

 Concursos Públicosatualidadesatualidadesvoto impresso
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 14

Artigos Relacionados

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.