Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PF: edital previsto para novembro; veja as possibilidades

Concurso PF: edital previsto para novembro; veja as possibilidades

Novos editais para o concurso PF podem ser publicados ainda em 2020. De acordo com o cronograma vazado em março deste ano, uma nova seleção teria o edital publicado em novembro. De acordo com o documento, a autorização do concurso Polícia Federal seria divulgada em maio de 2020, já o edital seria divulgado no dia 21 de novembro de 2020. Existe a possibilidade do novo concurso ser realizado ainda em 2020?

Com a pandemia do novo coronavírus, é provável que as datas do cronograma sejam adiadas, assim como tem ocorrido em outros editais de grande relevância.

Antes de seguir a leitura e saber detalhes importantes sobre a seleção, confira o convite abaixo e ganhe mais um gás na sua preparação para o concurso PF:

Mas levando em consideração o último concurso, realizado em 2018, onde o intervalo entre a autorização e a publicação do edital foi menor que dois meses, há possibilidade dos novos editais de concurso PF serem publicados ainda em 2020.

O último edital do concurso para o preenchimento de 500 vagas na Polícia Federal teve a sua autorização divulgada em abril de 2018 e o edital publicado em junho do mesmo ano. Veja os documentos e as datas de publicação abaixo:

Autorização – 20 de abril de 2018

Autorização do último concurso PF

No documentos publicado no Diário oficial da União, foram autorizadas 500 vagas, sendo 150 para Delegado; 60 para Perito Criminal Federal; 80 para o cargo de Escrivão; 30 para Papiloscopista e 180 para o cargo de Agente de Polícia. Todos os cargos são destinadas a candidatos de nível superior.

Extrato de dispensa de licitação – 8 de junho

Extrato de dispensa de licitação

O extrato de dispensa de licitação já trazia o nome do Cebraspe como provável organizador do concurso. O contrato oficial foi publicado no dia 15 de junho, conforme abaixo:

Extrato de contrato – 15 de junho

Contrato da banca organizadora

Edital publicado – 15 de junho

Publicação do edital

O certame teve todas as suas etapas organizada pela banca Cebraspe. As taxas de inscrições tiveram o valor de R$ 250,00 para os cargos de Perito Criminal e Delegado; e R$ 180,00 para os demais cargos.

A Polícia Federal é um órgão que possui autonomia orçamentária, sendo assim, o concurso não depende da autorização do Ministério da Economia, o que pode agilizar ainda mais o processo que envolve os trâmites burocráticos e contratuais.

De acordo com o cronograma, o novo concurso seria destinados aos cargos abaixo, com as respectivas vagas:

  • Agente de Polícia Federal – 540 vagas;
  • Papiloscopista – 60 vagas;
  • Delegado – 100 vagas; e
  • Escrivão – 300 vagas.

Concurso PF: provas objetivas e discursivas

Ainda de acordo com o possível cronograma, as provas objetivas e discursivas seriam realizadas na data provável do dia 07 de fevereiro de 2021. Veja:

Além das provas objetivas e discursivas, os candidatos foram avaliados por meio de ocorreram as seguintes etapas:

  • Exame de Aptidão Física (eliminatório);
  • Exame Médico (eliminatório);
  • Prova Oral (eliminatória e classificatória, somente para Delegado);
  • Avaliação Psicológica (eliminatória); e
  • Avaliação de Títulos (classificatória).

Caso a seleção realmente saia do papel, os aprovados serão divididos em duas turmas do curso de formação. Os concursos para Agente e Papiloscopista têm menos fases, visto que não há prova de digitação (Escrivão) , prova oral (Delegado) e avaliação de títulos (Delegado).

Apesar do concurso Polícia Federal estar dividido em dois, uma mesma banca organizadora será responsável por todas as provas. Os novos Agentes e Papiloscopistas ingressariam no curso no segundo semestre de 2021, enquanto os demais cargos chegariam no primeiro semestre de 2022.

Veja todos os detalhes aqui!

Ainda não conhece a nossa assinatura ilimitada?

Em nossa Assinatura Ilimitada você encontra pacotes de cursos completos para diversos concursos públicos, inclusive para as prefeituras. A Assinatura Ilimitada utilizada o PDF 2.0, uma ferramenta inovadora que soluciona todos os problemas do concurseiro. Confira o que te espera durante o sorteio:

Materiais do Direção + questões do QConcursos!
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.