Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Público: candidato terá discursiva corrigida novamente

Concurso Público: candidato terá discursiva  corrigida novamente

Um candidato ao concurso público da Polícia Militar de Goiás, realizado em 2017, ganhou na Justiça o direito de ter a prova de redação corrigida novamente. Juiz salientou que a banca organizadora não justificou a perda dos pontos ao corrigir a prova discursiva.

O caso ocorreu após o candidato, aprovado na primeira etapa do concurso público, ter sido excluído após a correção da prova discursiva. Segundo pedido, a banca teria atribuído nota em desconformidade com critérios exigidos no edital.

A decisão foi do juiz Substituto de 2ª Grau, Aureliano Albuquerque, em atuação na 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ GO).

Ao analisar o recurso da advogada da ação, o relator declarou que, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), não compete ao Poder Judiciário apreciar os critérios na formulação e correção das provas.

Contudo, pode realizar o juízo da legalidade, quando há violação de dispositivo de lei ou regra descrita no edital de concurso público.

Por isso, o entendimento do magistrado foi de que a correção da prova discursiva não cumpriu os dispositivos legais dispostos na Lei Estadual n.º 19.587/2017 e o candidato teve a chance de ter a discursiva corrigida novamente.

“Neste diapasão, forçoso reconhecer que o ato administrativo (correção da prova discursiva), cuja legalidade se questiona, não observa o comando legal, por falta de motivação, e deve ser declarado nulo. Sob tal perspectiva, outra correção da prova discursiva deve ser realizada, desta feita, com a observância dos termos da Lei estadual n.º 19.587/2017”, declarou.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias policiais. Clique aqui e participe!

Concurso público: editais aguardados para 2022

PC AM: um novo concurso PC AM foi autorizado. Serão ofertadas 362 vagas para os cargos de delegado, escrivão, investigador e perito.

Concurso PCDF: o concurso PCDF para área administrativa, que recebeu a autorização para realização de novo concurso público e nomeação de 260 novos servidores na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do próximo ano.

CGU:  um novo concurso CGU para o provimento de 375 vagas nos cargos de auditor e técnico foi oficialmente autorizada e previsão é de edital breve.

Concurso INSS: o presidente ressaltou o interesse e intenção do órgão de realizar um novo concurso INSS antes das eleições, marcadas para outubro de 2022.

Concurso Receita Federal: A Receita Federal encaminhou um novo pedido ao Ministério da Economia para a realização do concurso público com 699 vagas destinadas aos cargos de Auditor Fiscal e Analista Tributário. O processo chegou à Divisão de Planejamento e Seleção.

TCU: concurso era esperado para 2020, mas pandemia atrapalhou o andamento do certame. Seleção foi autorizada novamente e grupo de trabalho já foi formado. (concurso TCU)

cursos para concursos públicos

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

concursos publicos
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.