Julia Azevedo • 16/09/2021
16/09/2021Olá, Pessoal, tudo bem com vocês? No artigo de hoje vamos falar sobre o pré-edital do concurso PC RJ e o que o concurseiro deve fazer para quando o edital com 350 vagas for publicado. Bora lá?
Começamos a semana na segunda-feira, 13 de setembro, com boas notícias para os concursos PC RJ 2021.
Além da publicação do edital de Delegado com 50 vagas imediatas, foi publicado também o extrato de contrato com a Fundação Getulio Vargas (FGV) para organização do processo seletivo para seis cargos da corporação.
Quero estudar para o concurso PC RJ!
Os cargos são: auxiliar de necropsia, técnico de necropsia, investigador, inspetor, perito legista e criminal. Após quase 10 anos na espera, é chegada a hora do sonho se realizar!
O contrato entre a banca e a corporação já havia sido assinado desde a última quinta-feira,dia 9 de setembro, mas a oficialização só ocorreu com a divulgação em Diário Oficial.
Com isso, passam a valer os prazos legais para definição do cronograma e publicação dos editais. YES!
Segundo o secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, delegado Allan Turnowski, a estimativa é que os editais já sejam publicados agora em outubro de 2021.
Ele informou em suas redes sociais: “Previsão para publicarmos o edital em outubro para agentes e peritos”.
Será divulgado um edital por carreira, vez que temos distinção entre elas, cada uma com sua peculiaridade.
De plano, o concurso terá 350 vagas imediatas para todos os níveis de escolaridade.
A distribuição se dará da seguinte forma:
Quero estudar para o concurso PC RJ!
A estrutura de provas do concurso Polícia Civil RJ já está definida e manterá seu padrão como nos demais concursos pretéritos.
Os candidatos serão submetidos às seguintes etapas de: prova de conhecimentos; prova de capacidade física (TAF – Teste de Aptidão Física); exame psicotécnico e exame médico.
Em sendo aprovados em todas as fases acima, para todos os cargos, também serão convocados para o tão sonhado curso de formação na Academia de Polícia (Acadepol).
Os editais já estão prontos e já foram aprovados pela Procuradoria Geral do Estado (PGE RJ). Agora é chegada a hora da tão esperada publicação no Diário Oficial. Ansiosos???
Conforme já frisado, analisar o último edital é uma ótima forma de entender como o próximo certame pode vir a funcionar, principalmente em termos de fases, de número de questões e de atividades necessárias ao teste físico.
Pensando em te ajudar, destacamos as informações do concurso de Inspetor realizado em 2012 nos próximos tópicos, a título de exemplo base para o concurseiro!
O último edital para Inspetor foi publicado em 2012, com oferta de 600 vagas, tendo sido organizado pela banca Fundação Euclides da Cunha de Apoio Institucional à Universidade Federal Fluminense – FEC, sendo exigido nível superior em qualquer graduação e a remuneração alcançava R$2.087,70.
A prova de conhecimentos teve duração de 5 horas e foi composta por 100 questões de múltipla escolha, divididas da seguinte forma:
As disciplinas exigidas em conhecimentos específicos foram as seguintes:
Foram considerados aprovados na Prova de Conhecimentos os candidatos que obtiveram, no mínimo, 50% de pontos em cada um dos módulos isoladamente, sendo a nota final o somatório das notas de cada um dos módulos elencados no quadro anteriormente citado.
Para resolver os casos de igualdade do total de pontos na Prova de Conhecimentos, a ordem de classificação obedeceu aos seguintes critérios sucessivos:
Quero estudar para o concurso PC RJ!
A prova de capacidade física consistiu em 4 testes físicos, todos de caráter eliminatório. As atividades para candidatas do sexo feminino foram as seguintes:
Já o Exame Psicotécnico, de caráter eliminatório, consistiu na aplicação coletiva de bateria de testes psicológicos, visando a apurar, de forma inequívoca, as características cognitivas, de aptidões emocionais, motivacionais e de personalidade necessárias para uma perfeita adaptabilidade e um bom desempenho profissional, em conformidade com o perfil profissiográfico estabelecido para o exercício do cargo, que implica o porte de arma de fogo.
A bateria de testes consistia em:
No Exame Psicotécnico os candidatos obtiveram um dos seguintes resultados:
Os candidatos não recomendados foram eliminados do concurso.
Todos os candidatos considerados recomendados no Exame Psicotécnico foram submetidos a Exame Médico, cujo ato de convocação definia os exames específicos a serem apresentados.
Ao final desta etapa, de caráter eliminatório, os candidatos foram considerados como aptos ou inaptos.
Foram considerados habilitados na Primeira Fase do concurso os candidatos aprovados na Prova de Conhecimentos, aptos na Prova de Capacidade Física, recomendados no Exame Psicotécnico e aptos no Exame Médico.
Os candidatos aprovados na Primeira Fase do concurso foram convocados, por meio de edital específico para matrícula no Curso de Formação Profissional, destinado à preparação técnica necessária ao regular desempenho das atribuições do cargo.
Por ocasião da matrícula, o candidato deveria comprovar os requisitos de 18 anos completos e CNH de categoria “B”, no mínimo, pois o manuseio de armas de fogo e de condução de viatura eram atividades passíveis de execução durante o CFP.
Os candidatos tinham direito, enquanto durasse o CFP, a bolsa-auxílio correspondente a 80% do valor do vencimento da classe inicial do cargo à época, sem incidência de descontos previdenciários.
Além disso, durante o CFP foram efetuadas Verificações de Aprendizagem, de peso 01, e, ao final do Curso, foi efetuada Verificação de Aprendizagem, de peso 02. A nota final do CFP foi obtida mediante a extração da média ponderada dos resultados conseguidos pelo candidato-aluno nas referidas verificações.
Foram aprovados no CFP os candidatos que obtiveram, no mínimo, o grau final 50 em cada disciplina, bem como a frequência mínima exigida pela Academia de Polícia Sílvio Terra.
Além disso, os candidatos foram submetidos à Prova de Investigação Social, de caráter eliminatório, considerando-se seus antecedentes criminais e sociais, bem como sua conduta no CFP.
A Investigação Social teve início após a conclusão da 1ª Fase, estendendo-se até a homologação do concurso.
A Banca de Investigação Social ficou responsável por examinar os atos da vida civil dos candidatos, podendo ser eliminados, quando constatada conduta desabonadora em sua vida pública ou particular, ainda que não considerada como ilícita, desde que incompatível com a natureza da função policial.
A Investigação foi realizada com base em documentos oficiais relacionados em formulário próprio, que continham perguntas de caráter pessoal.
Ao resultado da Investigação Social não foram atribuídos pontos ou notas, sendo o candidato considerado indicado ou contraindicado para o exercício do cargo.
Quero estudar para o concurso PC RJ!
Antes de o edital ser colocado na praça, o conselho para o nosso concurseiro é sair da fase de planejamento e tomar como base os editais anteriores do concurso que ele almeja, mapear questões da banca examinadora, assim como as recorrências para as provas e enunciados de questões daquele concurso. O segredo é praticar muito exercício e rever seus materiais que já devem estar prontos, correto?!
Assim que lançado o edital, o concurseiro precisará de um prazo e limitar as regras e estratégias para a prova na reta final.
Nessa etapa o concurseiro deve verificar se alguma das matérias ou conteúdos que ele vinha estudando ainda vão se manter ou devem ser descartados lendo o edital na íntegra! Vale destacar que é de suma importância que vocês imprimam o edital e risquem os pontos que estudaram e os que ainda faltam! Concurseiro sem edital não rola!
Quero estudar para o concurso PC RJ!
Com muita calma e sem desespero, essa etapa é o momento em que o concurseiro deve verificar se precisa mudar o roteiro de estudos de acordo com as prioridades, deve analisar se determinadas matérias possuem maior peso e, claro, verificar as novidades do edital.
É o período em que os estudos devem ser intensificados, aperfeiçoando as matérias por meio de muita revisão.
CONCURSEIRO, as palavras chave aqui são: DETERMINAÇÃO, FOCO e ORGANIZAÇÃO!
Após o lançamento do edital, haverá um intervalo de dois a uns quatro meses até aplicação das provas. Então aqui começa a corrida contra o relógio!!! TIC-TAC!
Quais pontos principais precisamos agora focar nesse pós-edital?
Vejamos:
Esses são alguns exemplos, mas é necessário que você se organize e faça seu Checklist pós-edital.
E aí, prontos para essa jornada mágica?!
O Direção Concursos tem o material para a sua aprovação. Clique na imagem abaixo e confira:
Nós preparamos uma super oferta para você começar o ano com tudo!
Então, por que esperar mais?
Chegou a hora de estudar de verdade, com foco, material de qualidade e sem enrolação. No Aniversário do Direção Concursos, você recebe os melhores descontos nas nossas assinaturas e tem a chance de garantir um conteúdo completo para se destacar nos principais concursos públicos do país.
O que você vai encontrar nas nossas assinaturas?
E tudo isso com um preço imperdível!
Aproveite o desconto exclusivo de aniversário e comece 2025 com a certeza de que está no caminho certo para a aprovação.
Não perca tempo! Essa oportunidade é única e pode ser o ponto de virada na sua preparação para os concursos públicos.
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Julia Azevedo
Júlia Azevedo é advogada, formada desde 2018 pela Acadepol (Academia de Polícia do Estado do RJ) no cargo de Oficial de Cartório da Polícia Civil. Além disso é escritora, pós-graduada em Criminologia , Ciências Criminais e atualmente cursando uma nova Pós Graduação em Segurança Pública e Atividade Policial. Júlia também compartilha dicas de estudos no Instagram @deltamarombeira e agora vem trazer conteúdo de qualidade voltado para a área policial.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Julia Azevedo • 31 de janeiro de 2022
Olá, Pessoal, tudo bem com vocês? No artigo de hoje vamos falar sobre o pré-edital do concurso PC RJ e o que o concurseiro deve fazer para quando o edital com 350 vagas for publicado. Bora lá? Começamos a semana na segunda-feira, 13 de setembro, com boas notícias para os concursos PC RJ 2021. Além da […]
Jornalismo Direção Concursos • 31 de janeiro de 2022
Olá, futuros policiais! Meu nome é Ricardo Ziegler, sou coach da área policial aqui no Direção Concursos e hoje vamos falar sobre a importância do Teste de Aptidão Física. Vamos lá? Durante a preparação para qualquer prova de concurso temos uma variável primordial que deve ser observada: nosso estoque de tempo. O essencial para bons […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.